O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA) é uma associação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). O PPGPA, criado pela CAPES em 2009, está inserido na área Colégio Ciências da Vida, subárea Ciências Agrárias, área mãe Zootecnia/Recursos Pesqueiros e área de concentração em Sistemas de Produção Sustentável no Semi-Árido. O PPGPA tem a formação de recursos humanos em nível de mestrado, e atualmente é conceito 3.
O PPGPA é pioneiro na área de Pós-Graduação em Zootecnia no estado do Rio Grande do Norte, o que o torna fundamental para solucionar problemas demandados pela sociedade local e regional, bem como para impulsionar o desenvolvimento da área no Rio Grande do Norte e na Região Nordeste como um todo, projetando-os dessa forma nos cenários nacional e internacional. Atualmente o PPGPA possui três linhas de pesquisa: Sistemas de Produção de Não Ruminantes; Sistemas de Produção de Ruminantes e Forragicultura e Tecnologia e Qualidade de Produtos de Origem Animal.
O PPGPA vem sendo avaliado em sua estrutura acadêmica e sistematicamente redirecionado para atender as necessidades atuais e futuras da produção animal, e tem por objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, habilitados e capazes de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica, contextualizando áreas áridas e semiáridas. As dissertações desenvolvidas são prioritariamente orientadas para problemas da pecuária nordestina e do semiárido.
O PPGPA tem contribuído de maneira marcante na formação de profissionais qualificados para pesquisa e docência, com egressos que hoje ocupam lugares de destaque em instituições públicas e privadas do setor agropecuário do país, além daqueles que ingressaram em programas de formação em nível de doutorado.